O Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes da Universidade Federal do Rio Grande, junto ao Campus de Santo Antônio da Patrulha, RS, denominado PET/FURG-SAP, começou suas atividades em 1º. de dezembro de 2010.

A proposta de criação do PET/FURG-SAP, submetida ao MEC, atendeu ao edital n. 9 referente ao Programa de Educação Tutorial - PET 2010 – MEC/SESu/SECAD, publicado no Diário Oficial da União, 02/08/2010, Seção 3, páginas 41 e 42.

O PET/FURG-SAP caracteriza um PET/Conexões de Saberes, vinculado às áreas prioritárias e às políticas públicas de desenvolvimento, assim como à correção de desigualdades sociais e regionais, voltado a estudantes oriundos de comunidades populares.

Em especial, o PET/FURG-SAP atendeu ao lote H do referido edital, destinado a estudantes de graduação de comunidades do campo.

Os programas PETs Conexões de Saberes na Universidade Federal do Rio Grande – FURG estão vinculados à Pró-Reitora de Extensão e Cultura.

Na sua constituição, particularmente no processo de seleção de seus membros, o PET/FURG-SAP contou também com o apoio do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.